Com tema "O Projeto do Capital para a Educação: Como enfrentá-lo?", começa nesta sexta-feira (10) o VII Seminário Estado e Educação do ANDES-SN. O encontro é realizado na sede da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Ceará (Sinduece), no campus Itaperi da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza (CE) e seguirá até domingo (12).
O seminário é organizado anualmente pelo Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE). A expectativa é que 150 pessoas participem das atividades desta edição, que é a primeira a acontecer após o retorno das atividades presenciais depois do período de maiores restrições devido a pandemia da covid-19.
"É um momento muito significativo, sobretudo pelo desafio para a Educação. Em que pese a derrota do Bolsonaro, a gente sabe que as medidas para a Educação que nos esperam não são muito animadoras, inclusive pelo tratamento ao serviço público", afirmou a 1º vice-presidente da Regional Nordeste 1 do Sindicato Nacional e também da coordenação do GTPE, Sâmbara Ribeiro.
As atividades do primeiro dia (10) contemplam a realização da mesa oficial de abertura, com o tema "O Projeto do Capital para a Educação: como enfrentá-lo?, painel sobre a "Reforma do Ensino Médio" e mesa de diálogo também sobre o projeto do capital para a educação.
Pela manhã do segundo dia (11), o seminário contará com a mesa "Defesa das cotas - 10 anos da política de cotas", em seguida será feito um debate sobre "Militarização e a ofensiva neoliberal nas escolas". No período da tarde acontecerá o debate "Educação a Distância (EaD), plataformização, Ensino Remoto Emergencial (ERE), ensino Híbrido" e atividade cultural.
No último dia (12), a programação começa com reunião dos grupos de trabalho para discussão das temáticas abordadas no seminário e encerra com plenária.
Confira mais detalhes da programação aqui
Fonte: com informações do ANDES-SN
|