“Eu venho das dunas brancas, onde eu queria ficar deitando os olhos cansados por onde a vida alcançar (...) Sou do Ceará”. Foi ao som da música Terral, de Ednardo, que foi anunciada a cidade de Fortaleza (CE) como sede do 42º Congresso do ANDES-SN, a ser realizado em 2024.
A proposta da capital nordestina como sede foi aprovada por aclamação pela Plenária no último dia do 41º Congresso do Sindicato, ocorrido de 6 a 10 de fevereiro em Rio Branco (AC). O encontro será realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC) e organizado pela Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato).
“Fortaleza é uma cidade com pulsão política e foi um dos polos de resistência contra o fascismo no desgoverno de Jair Bolsonaro. A comunidade da Universidade Federal do Ceará esteve permanentemente mobilizada para enfrentar a intervenção bolsonarista na instituição, agitando a cidade com atos, cadeiraços, assembleias unificadas e denúncias à imprensa contra a censura e o autoritarismo ao longo dos últimos anos”, destacou o presidente da entidade, Bruno Rocha.
A escolha também é simbólica pela UFC estar passando por um período de resistência à intervenção na instituição. Já são quase quatro anos de enfrentamento ao autoritarismo de uma reitoria sem legitimidade e que recorreu a métodos antidemocráticos de perseguição a docentes, estudantes e técnicos(as).
Com tema central “Em defesa da educação pública e pela garantia de todos os direitos da classe trabalhadora”, participam do Congresso docentes de 82 seções sindicais, sendo 436 delegados e delegadas, 124 observadores e observadoras, 17 convidados e convidadas, 34 diretores e diretoras do ANDES-SN. No total, o encontro conta com 611 participantes, entre eles 13 docentes (entre delegados, delegadas, observadores e observadoras) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que compõem a delegação da ADUA.
Fotos: Daisy Melo/Ascom ADUA
Fonte: com informações da ADUFC
Leia também
Aprovada desfiliação do ANDES-SN da CSP-Conlutas durante 41º Congresso do Sindicato
Aprovado plano de Lutas de Setor das Instituições Municipais e Estaduais de Ensino no Congresso do ANDES-SN
Docentes negros e negras realizam protesto no quarto dia do 41º Congresso do ANDES-SN
Luta por recomposição orçamentária da Educação e direitos dos e das SPFs compõe Plano de Lutas do Setor das Ifes aprovado em Congresso
Governo e servidores(as) irão iniciar tratativas sobre reajuste no dia 16 de fevereiro
41º Congresso do ANDES-SN inicia com canto indígena em Rio Branco (AC)
|