Data: 22/05/2015
Reservar através de grupos específicos no WhatsApp um espaço no carro para os amigos que moram próximo de sua casa e que dependem do transporte público para ir à Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi a forma encontrada pelo estudante de Relações Públicas da instituição Samarony Batista para retribuir as caronas que recebia dos colegas, nos dias em que o ônibus insistia em atrasar. “Antes de ter carro era comum, nos dias em que o ônibus não passava, pedir carona dos amigos que moravam próximos a minha residência. Por isso, depois que eu comprei o meu automóvel percebi que precisava ajudar as pessoas”, conta.
Batizado de ‘Carona Solidária’ e ativo desde o ano passado, o projeto, segundo Samarony, possui quatro subgrupos, com média de 16 membros em cada um deles. Com um administrador por localidade, a ferramenta cobre atualmente bairros nas zonas sul (Betânia), norte (Cidade Nova) e oeste (São Raimundo e Glória).
Divulgado a partir deste ano também pelo Facebook, o ‘Carona Solidária’, conforme Batista, desperta o interesse tanto de pessoas dispostas a dividir o carro com alguém, quanto o de universitários interessados em abdicar do trajeto a bordo do coletivo. “Divulguei através do Spotted Ufam que eu estava reunindo um grupo através do WhatsApp para viabilizar essa carona solidária e tanta gente se interessou que eu acabei não dando conta de administrar tudo sozinho. Por isso, há grupos em diferentes bairros”, explica Samarony.
Com dinâmica semelhante a qualquer grupo criado no WhatsApp, o ‘Carona Solidária’ viabiliza o encontro entre pessoas que querem dividir o uso do automóvel, a partir da troca de mensagens pelo aplicativo para o ajuste de horários e pontos de embarque entre os membros. Destinado à inclusão de todas as pessoas abertas à ideia, Samarony explica que, por questão de segurança, sempre busca saber quem são as pessoas que ingressam no grupo que administra, assim como ressalta a filosofia da ferramenta, para passar segurança a quem transporta.
Criado com o objetivo de reduzir o número de carros que circulam no Campus com lotação mínima, assim como incentivar que amigos do mesmo bairro deixem os carros na garagem e adotem o esquema de rodízio, o ‘Carona Solidária’, de acordo com o estudante, é uma forma também dos passageiros economizarem “o valor absurdo da passagem”, atualmente incompatível com a qualidade do serviço prestado. “Estamos cada vez mais decepcionados com o sistema, por isso, quanto mais pessoas conseguirem uma carona, menor será o número de usuários no transporte coletivo lotado”, afirma.
Iniciado sem informações prévias referentes ao número de alunos com matrícula ativa e local de residência, o projeto, segundo Batista, tem como próximo passo buscar a parceria com a instituição para que, a partir dos dados dos discentes, rotas possam ser traçadas e estudos de impacto social e ambiental do ‘Carona Solidária’ e de outras plataformas com a mesma finalidade, sejam viabilizados na Ufam.
Incentivada em países como Canadá e Estados Unidos, a carona solidária resultou em projetos bem sucedidos também na Universidade de Campinas (Unicamp), com o ‘Unicarona’, e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o ‘Carona Solidária’.
‘Vamo Junto’
Em desenvolvimento desde janeiro deste ano e com lançamento ainda neste semestre letivo, outra ferramenta que promete intensificar a oferta de caronas dentro da Ufam é o aplicativo ‘Vamo Junto’, idealizado pelo egresso da turma de 2011 do curso de Ciências da Computação, Andrew Pacífico. Voltado não só aos estudantes que utilizam o transporte público como também aos que possuem carro, mas que estão dispostos a adotar o esquema de rodízio em parceria com os colegas, o aplicativo pensado inicialmente para Android, segundo Andrew, tem a Ufam como público-alvo por uma questão de estratégia de marketing e pela familiaridade do idealizador com a realidade dos alunos em termos de mobilidade dentro do Campus.
“A ideia é fazer um ambiente fechado para dar uma maior confiabilidade aos usuários e ninguém ficar pegando carona com desconhecidos”, afirma.
Morador do bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, Andrew afirma que durante os cinco anos que estudou na Ufam dependeu da linha 352 e sofreu na pele as longas filas para conseguir adentrar no coletivo. “Às vezes formavam até três filas paralelas na porta do ônibus. Enfrentei o engarrafamento que começava na Avenida Grande Circular e seguia até a faculdade. Para não chegar atrasado precisava sair às 6h da manhã”, relembra.
Para saber o nível de adesão do público ao esquema de carona solidária, Andrew conta que utilizou as mídias sociais virtuais e um anúncio no site www.vamojunto.co. O resultado: em menos de uma semana, a página recebeu mais de 400 curtidas e mais de 100 e-mails através do site. Até o momento a página tem pouco mais de 1.300 curtições no Facebook.
O idealizador afirma que a meta é lançar uma versão básica do aplicativo ainda no primeiro período letivo de 2015. Com ponto de partida ou de chagada restrito a Ufam, os usuários do aplicativo, de acordo com Andrew, poderão se cadastrar e informar o percurso de viagem e através do chat no aplicativo combinar o local de embarque e até uma ajuda de custo para o combustível.
Fonte: Adua |