Ocorre neste sábado (18), na Escola Estadual Inez Penha, situada no município de São Gabriel da Cachoeira, à 850 km de Manaus, o Festival Intercultural do Rio Negro. O projeto que tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Programa de Apoio às Artes (ProArte), tem como objetivo estimular a produção artística em sala de aula, resgatando a identidade e cultura indígena nas escolas.
Para atingir a meta, o festival traz uma programação cultural com oficinas, exposição, exibição de filmes e apresentação de grupos de dança e teatro, shows de bandas de música com a temática indígena, além de oficinas de instrumentos indígenas e grafite.
Participarão do evento artistas locais e alunos da rede pública, jovens de 7 a 25 anos do município e do interior da Calha do Rio Negro. O festival é aberto à comunidade local.
Os filmes a serem exibidos são curtas do “dia da animação”, também premiados e exibidos durante o 10º Amazonas Film Festival e que foram produzidos pelos cineastas Junior Rodigues, Michelle Moraes, Izis Negreiro, Paulo Rodrigues e Dheik Praia.
O Festival Intercultural do Rio Negro recebe o apoio ainda da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação da cidade (Semec), Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) e do Instituto Socioambiental (ISA).
No final do evento haverá a premiação dos trabalhos artísticos produzidos pelos alunos da rede pública.
Fonte: Portal da Cultura do AM |