Com tambores, cartazes e entoando as palavras de ordem “povo negro livre, povo negro forte, que não teme a luta, que não teme a morte”, professores negros e professoras negras realizaram uma manifestação nesta quinta-feira (9), quarto e penúltimo dia do 41º Congresso do ANDES-SN, que ocorre na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. O protesto exigindo representavidade negra nas atividades do ANDES-SN, pelas cotas raciais e contra o racismo estrutural.
Os e as manifestantes fizeram uma crítica direta à falta de representatividade negra, principalmente, no primeiro do Congresso, na segunda-feira (6). “Mesa branca, discurso brancocêntrico, imageticamente a análise da conjuntura ensinou que negros, negras e indígenas não existem e não importam, a branquitude, vocês, protagonista do dia 6 de fevereiro, que ensinaram aos docentes da IES brasileiras com seus fatos, fenômenos, processos e sujeitos, que servem de referência para a luta sindical é branca”, afirmou o professor Celso de Oliveira (Adusp), um dos docentes a partciipar da manifestação.
Diante disso, os e as docentes que realizam o protestaram reivindicaram o compromisso político de cada um dos coletivos que compõem o ANDES-SN para compor chapas eleitorais consonantes com as representatividade do povo brasileiro, 58% de negros, 38% de brancos, 4% de indígenas, segundo o IBGE. Para os e as manifestantes, a aplicação dessa estratégia visa reparação e superação do racismo estrutural do racismo explicitado, de acordo com os e as docentes, durante o Congresso.
A delegação da ADUA, composta por 13 docentes (entre delegados, delegadas, observadores e observadoras) participa do encontro que se estende até sexta-feira (10). No total, estão participando do Congresso docentes de 82 seções sindicais, sendo 436 delegados e delegadas, 124 observadores e observadoras, 17 convidados, 34 diretores do ANDES-SN. No total, o encontro conta com 611 participantes.
Fotos: Daisy Melo/Ascom ADUA
Fonte: ADUA
Leia também
Luta por recomposição orçamentária da Educação e direitos dos e das SPFs compõe Plano de Lutas do Setor das Ifes aprovado em Congresso
Governo e servidores(as) irão iniciar tratativas sobre reajuste no dia 16 de fevereiro
41º Congresso do ANDES-SN inicia com canto indígena em Rio Branco (AC)
|