O ANDES-SN promove nos próximos dias três encontros regionais nas cidades de Porto Velho (RO), Macapá (AP) e Juiz de Fora (MG). Entre os temas dos debates estão carreira docente, precarização do trabalho, assédio moral e os atuais ataques, promovidos pelos governos federal e estaduais, aos direitos dos trabalhadores.
O Encontro Regional Norte II do ANDES-SN será realizado nestas quinta e sexta-feira (16 e 17) e tem como tema central a Contrarreforma da Educação e o Trabalho Docente. Entre as palestras a serem realizadas estão a “Internacionalização, Mercantilização e Expansão do Ensino Superior” e “Avaliação, Currículo e Trabalho Docente na Educação Básica”, com as docentes Ângela Siqueira, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Vera Jacob, da Universidade Federal de Pará (UFPA); e Savana Diniz, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Olgaíses Maués (UFPA), respectivamente.
“Destacaremos a luta contra o corte de verbas as federais, a campanha salarial dos SPF, a lutas dos docentes das estaduais e a ideia é evidenciar como o processo de ataque aos direitos sociais e trabalhistas e à educação superior fazem parte de um mesmo pacote que impõe um processo de intensificação da precarização do trabalho docente”, disse André Guimarães, 1° vice-Presidente da Regional Norte II. Na manhã do dia 17, os docentes se reunirão para debater o Plano de Lutas, aprovado no 34° Congresso do Sindicato Nacional – realizado em fevereiro deste ano – e a Campanha Salarial 2015, tanto do setor das federais quanto das estaduais. Após a reunião, Amauri Fragoso, 1° tesoureiro do ANDES-SN conduzirá debate a carreira docente dos professores federais defendida pelo ANDES-SN.
Nos dias 17 e 18 de abril, acontece na Universidade Federal de Rondônia (Unir) o Encontro Regional Norte I. Na programação, a “Saúde do Trabalhador no Ambiente de Trabalho” e os “Desafios da Carreira Docente e Precarização das Condições de Trabalho”, com a participação das docentes: Tárcia Bringhent, psiquiatra do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Madeira Mamoré, de Porto Velho, e Vanderléia Schlindwein, psicóloga e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unir. O professor Luiz Henrique Schuch, da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), palestrará na segunda mesa.
No dia seguinte, sábado (18), haverá uma reunião organizativa da Regional com suas respectivas seções sindicais. Apesar dos temas escolhidos para o encontro não serem inéditos, segundo Antônio José da Costa, 1° vice-presidente da Regional Norte I, eles são importantes para solidificar a Associação dos Docentes da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Adunir - Seção Sindical do ANDES-SN), que conta com professores recém-ingressantes. “Iremos fazer uma ponte do que o nosso projeto defende e a atual conjuntura complicada que estamos vivendo, para motivar os novos professores para que entendam a necessidade de mobilização da categoria para defender o nosso sindicato”, explicou.
Já em Juiz de Fora (MG), será realizado o Encontro da Secretaria Regional Leste do ANDES-SN, nos dias 17 e 18 de abril. O debate principal terá como tema “Os desafios para o enraizamento da CSP-Conlutas na base do ANDES-SN”, e contará com a presença de Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN, e de Marina Barbosa, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Sônia Lúcio, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Paulo Barela, da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas. Para Libério, esse debate é muito importante como preparatório para o 7º Conad extraordinário que acontece dias 2 e 3 de maio, em Brasília (DF). “A mesa irá discutir a importância da CSP-Conlutas e o enraizamento do ANDES-SN na Central”, contou.
Fonte: ANDES-SN |