Funcionários terceirizados da Qualitécnica, uma das maiores empresas de limpeza contratadas pela UFRJ, paralisaram as atividades e foram ao prédio da reitoria na manhã desta segunda-feira (13) para cobrar a regularização de seus salários e dos auxílios-transporte e de alimentação. Eles esperavam conseguir uma audiência com a pró-reitora de Governança da universidade, professora Aracéli Cristina.
No último dia 10, a Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças comunicou à reportagem do Jornal da Adufrj que os repasses à Qualitécnica estavam, de fato, atrasados. O problema seria o contingenciamento das verbas da UFRJ: “Estamos funcionando com 1/18 da proposta orçamentária. Quase toda a cota tem sido utilizada no repasse às empresas”, disse a pró-reitora Regina Loureiro.
De acordo com Terezinha Costa, funcionária da Qualitécnica, o ato de hoje é um “aviso”. Se não receberem tudo que está atrasado, a ideia é fazer uma nova paralisação, por tempo indeterminado.
No CT, já era possível verificar, nas lixeiras, o impacto da interrupção, por algumas poucas horas, das atividades da Qualitécnica.
Fonte: Adufrj |