O Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação (FNDC), do qual o ANDES-SN faz parte, está organizando o II Encontro Nacional pelo Direito a Comunicação (ENDC). O evento ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de abril, em Belo Horizonte (MG). O encontro reunirá militantes de movimentos sociais, sindicais, estudantes, ativistas e cidadãos interessados no direito à comunicação. Além de discutir temas importantes sob a perspectiva da comunicação como direito humano, o encontro visa, essencialmente, estabelecer redes e fortalecer os mais diversos movimentos em prol da comunicação, objetivando potencializar o espectro de ação dos diversos atores e a capacidade de intervir na formulação de políticas públicas.
Pedro Vilela, secretário-executivo do FNDC, ressalta a importância da ampla participação no encontro. “O encontro servirá para mobilizar entidades, organizações e ativistas para debater a necessidade da democratização das comunicações. Teremos convidados internacionais, que trarão o debate de como o processo está se dando em países como Uruguai e Argentina, e, a partir disso, discutiremos os desafios da pauta no Brasil”, afirmou Vilela.
Liliane Machado, 2ª vice-presidente da Regional Planalto e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA) do ANDES-SN, afirma que o Sindicato Nacional considera o encontro um espaço importante de debate, formulação e preparação para a luta pela democratização das comunicações. “Estamos participando desse processo para defender uma comunicação plural, com controle social, e não uma comunicação dominada por oligopólios que só pensam no lucro”, ressaltou a docente.
A inscrição é aberta a todos os interessados, pode ser realizada pela internet clicando aqui (https://www.doity.com.br/2endc), e custa R$35,00 – valor que inclui alimentação e materiais. Transporte e hospedagem são de responsabilidade dos participantes.
Fonte: ANDES-SN |