NOTA DE PESAR E DE SOLIDARIEDADE - MENABARRETO SEGADILHA FRANÇA
É com extremo pesar que a diretoria da ADUA - Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional comunica o falecimento do professor aposentado da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), MENABARRETO SEGADILHA FRANÇA, da Faculdade de Medicina, da qual foi diretor. O ocorrido se deu neste domingo de Natal (25 de dezembro de 2022) e seu corpo será cremado no Crematório do Recanto da Paz, em Iranduba, momento reservado aos familiares.
A trajetória profissional do companheiro Mena, como o chamávamos na intimidade, sempre esteve articulada com as lutas mais gerais da classe trabalhadora brasileira, especialmente as por saúde e educação públicas de qualidade. Menabarreto ingressou na Ufam em 1976, como docente da Faculdade de Ciências da Saúde e, já como diretor da Faculdade de Medicina, implantou o internato rural do curso em 1987, inicialmente em comunidades de Parintins, levando assim os e as profissionais de Medicina para o interior do Amazonas. Mesmo sob diversas críticas, o internato rural da Ufam é hoje o que mais resulta em interiorização de médicos e médicas após a formatura.
Mesmo depois de aposentado, Menabarreto continuou atuando em espaços de lutas voltados para a promoção da justiça e da igualdade social, baseados na organização da sociedade civil amazonense. Ao lado do professor Osvaldo Coelho, Aloysio Nogueira, Alcimar Oliveira, José Humberto Michiles, entre outros, organizou o “Movimento Educar para a Cidadania”, que funcionou no auditório da ADUA. A irreverência e a inconformidade, características que sempre carregava consigo em suas intervenções e atitudes, deixam exemplos da bravura do militante social que era o companheiro Mena.
O presidente da ADUA, Jacob Paiva, afirmou “que a indignação e a irreverência do companheiro Menabarreto sirvam de inspiração para as novas gerações comprometidas com as lutas pelas transformações estruturais de que o Brasil precisa para garantir vida digna e decente à maioria de sua população”.
A ADUA se solidariza com a dor da família, dos e das colegas docentes e discentes neste difícil momento.
Menabarreto, presente!
|