Em edital publicado na sexta-feira (16), o ANDES-SN convoca eleições para nova Diretoria que vai atuar no biênio 2023-2025. As inscrições das chapas serão feitas durante o 41º Congresso do Sindicato Nacional, de 6 a 10 de fevereiro em Rio Branco (AC), onde também será aprovado o regimento do processo eleitoral.
No ato da inscrição, as chapas devem apresentar, ao menos, os nomes das pessoas que irão concorrer aos cargos para presidência, secretaria-geral e tesouraria.
A convocação segue deliberação do 40º Congresso do ANDES-SN, realizado de 27 de fevereiro a 01 de março deste ano, em Porto Alegre (RS), com inclusão de dois artigos nas Disposições Transitórias do Estatuto do Sindicato Nacional, sendo um sobre prorrogação do mandato da atual gestão e outro sobre eleição em anos ímpares: "Art. 79. O mandato da atual diretoria (gestão 2020/2023) fica prorrogado até o dia da posse da nova diretoria eleita"; e "Art. 51. A eleição da Diretoria é realizada no mês de maio dos anos ímpares, e convocada pelo(a) presidente(a) em exercício com, pelo menos, trinta (30) das de antecedência da data do início do Congresso ordinário que a precede, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 42".
O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), Edição nº 236, Seção 3, página 232, e pode ser lido aqui.
Fonte: com informações do ANDES-SN
|