Iniciam nesta terça-feira (06) as mesas de debates do II Seminário Internacional Educação Superior na América Latina e Caribe e Organização dos(as) Trabalhadores(as), do I Seminário Multicampia e Fronteira. O encontro é realizado nos dias 6, 7, 8 e 9 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR), com atividades previstas também em Ciudad del Este e Puerto Iguazú. No mesmo período é promovido o I Festival de Arte e Cultura do ANDES-SN, com apresentação de artistas artistas brasileiros, paraguaios e argentinos. A docente sindicalizada à ADUA, Valmiene Farias (ICSEZ), participará da Mesa de Debate nº. 6, sobre “Os desafios das universidades públicas multicampi no Brasil”, na quinta-feira (08).
As atividades contarão com a presença de representantes sindicais e docentes pesquisadores e pesquisadoras de vários países, entre eles, Argentina, Uruguai, Paraguai, Cuba, Haiti, Bolívia, México, o que permitirá debates que perpassem os desafios à organização dos trabalhadores e das trabalhadoras docentes no continente latino-americano e caribenho, por exemplo, como as universidades têm enfrentado as opressões da sociabilidade capitalista e a presença, cada vez maior, de propostas de ensino remoto.
Veja a programação completa:
Em todos os dias, serão realizadas apresentações culturais a partir de diferentes expressões artísticas com objetivo de realizar uma integração latino-americana, com participação de artistas brasileiros, paraguaios e argentinos.
|