Os estudantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava (PR), ocuparam a reitoria da instituição no último sábado (21) para repudiar as recentes medidas de ajuste fiscal do governo paranaense que atacam o serviço público estadual. As sete universidades estaduais paranaenses estão em greve, assim como outras categorias de servidores estaduais.
De acordo com nota divulgada pelo Comando de Greve Estudantil da Unicentro, o governo paranaense, com suas medidas neoliberais, está sucateando a educação. Entre as pautas da ocupação estão a criação de um Restaurante Universitário (RU), a criação de moradias estudantis, a contratação de professores e a construção de laboratórios.
No mesmo sábado, a administração da universidade divulgou nota sobre a grave situação da Unicentro devido aos recentes cortes orçamentários. A instituição perderá, segundo a nota, R$ 13 milhões, e a reitoria propôs ao Conselho Universitário (COU) a aprovação de cortes entre os trabalhadores terceirizados de limpeza, segurança e manutenção, de bolsas e diárias, além do não pagamento de serviços prestados pelo estado do Paraná, como as contas de água e luz.
O COU da Unicentro se reunirá nesta sexta (27) para debater a proposta. Em entrevista à TV RPC, o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, cogita inclusive o fechamento da universidade por conta dos cortes orçamentários.
Com informações de Adunicentro-SSind, Unicentro e RPC. Imagem de Adunicentro-SSind.
Fonte: ANDES-SN |