A Adua reproduz abaixo a nota de solidariedade com os manifestantes presos e de repúdio a visita do presidente Barack Obama ao Brasil veiculada pela Adufrj-Seção Sindical, com o comprometimento de nossa co-irmã ao direito de manifestação pública que pode haver em um Estado democrático. Confira na íntegra o texto:
A Adufrj-Seção Sindical do Andes-SN vem a público manifestar seu repúdio à violência policial sofrida nessa sexta-feira, dia 18 de Março, por manifestantes que protestavam contra a presença no Brasil do presidente dos EUA, Barak Obama. Expressamos também nossa preocupação com o fato de que esses manifestantes estão sendo tratados como presos políticos e exigimos a sua imediata libertação.
Exortamos a comunidade universitária e os trabalhadores brasileiros a expressarem sua solidariedade com os manifestantes presos e a sua indignação pela presença do presidente dos EUA em nosso país.
A presença do presidente dos EUA na Cinelândia, palco de grandes manifestações populares em defesa da democracia, é uma ofensa às tradições de luta do povo carioca. Sabemos o que há por trás da visita do presidente norte-americano ao nosso país. Obama veio em busca de nossas riquezas, nosso petróleo, nossa energia, coisa que também está buscando no Oriente Médio, através das guerras imperialistas nas quais está envolvido.
Clique aqui e confira o vídeo da manifestação.
|