Os estudantes residentes e bolsistas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocuparam os corredores da reitoria da universidade na manhã desta sexta-feira (20). O movimento reivindica o pagamento das bolsas estudantis, atrasadas há dois meses, e dos salários dos funcionários terceirizados do Restaurante Universitário (RU), atrasados há três meses. Ao todo, estão acampados 80 estudantes.
Segundo Lucas Bezerra, estudante do curso de Serviço Social e membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a ocupação é por tempo indeterminado. “Nós estamos animados e aguerridos na ocupação. Só sairemos daqui após ter conquista". O movimento também exige melhorias na infraestrutura do campus universitário, e da residência estudantil que, conforme Bezerra, se encontra precarizada, bem como outros temas ligados à assistência estudantil. "Hoje o café da manhã foi pão com água", denunciou.
O estudante conta que a reitora da instituição, Margareth Diniz, se recusou a receber todos os estudantes da ocupação, limitando o diálogo com apenas três alunos, e ordenou aos seguranças que impedissem o acesso às portas do gabinete da reitoria. "Margareth fechou as portas para a gente. Queremos marcar uma audiência com ela, mas ela só quer receber três de nós".
Terceirizados
Os funcionários terceirizados do RU paralisaram as atividades também nesta sexta para protestar contra o atraso no pagamento dos salários. São copeiros, cozinheiros, ajudantes de cozinha e também auxiliares de serviços gerais prejudicados. De acordo com os trabalhadores, a reitoria da UFPB afirma ter realizado o repasse à empresa contratada e que cabe a ela realizar o pagamento. A empresa, por sua vez, nega que a transferência tenha sido feita.
*Com informações da PB Agora e Imagens DCE-UFPB
Fonte: ANDES-SN |