Docentes irão realizar um ato em Defesa da Democracia e pela Luta Antirracista no Brasil no próximo sábado (12 de novembro), às 17h30, na Praça Chico Mendes, na Universidade Federal de Brasília (UnB). A manifestação contará com a participação dos e das participantes do 14º Conselho do ANDES-SN (Conad) Extraordinário, que ocorre nos dias 12 e 13 de novembro, no Distrito Federal.
Durante o mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, inúmeras ações são realizadas para lembrar a luta contra o racismo. No Brasil, o fascismo segue uma agenda estruturalmente racista. O ataque às políticas de cotas e ações afirmativas e da memória das lutas do povo preto, o fundamentalismo e racismo religiosos estão na base do avanço neofascista no Brasil.
“A dramática conjuntura econômica, social e política brasileira nos exige a coragem de assumir o desafio de pautar a reorganização da classe trabalhadora, que seja capaz de coordenar e mobilizar um amplo processo de construção unitária das lutas em defesa dos direitos, que avance nossas ações anticapitalistas, antirracistas, antimachistas, antilgbtfóbicas, anticapacitistas para impedir a ofensiva burguesa sobre nossos direitos e vidas e apontar a superação de todos os processos de exploração e opressão”, afirma o Sindicato Nacional.
Portanto, são centrais atualmente as lutas pelo reconhecimento, valorização e garantia da diversidade, do resgate à memória e história de luta do povo preto, a luta antirracista, a defesa radical da liberdade religiosa, tendo como foco o combate ao racismo religioso e ao fundamentalista neopentecostal, a defesa da vida e da democracia.
Programação completa
Na manhã do dia 12 (sábado), ocorrerão as plenárias de Abertura e de Instalação. No período da tarde, será realizada a Plenária do Tema I “Conjuntura e Movimento Docente”. Em seguida, os e as participantes se dividirão em grupos mistos para a discussão do Tema II "Questões Organizativas – CSP-Conlutas: balanço sobre atuação nos últimos dez anos, sua relevância na luta de classes e a permanência ou desfiliação à Central".
No domingo, as e os docentes se dedicarão à Plenária do Tema II, que tratará da permanência ou desfiliação do ANDES-SN da CSP-Conlutas. O resultado será levado ao 41º Congresso do ANDES-SN, que será realizado em Rio Branco (AC), no início de 2023.
“Esse Conad vai fazer o balanço da nossa vinculação à CSP Conlutas, para a discussão de permanência ou saída da Central, a partir da aprovação no 65º Conad em Vitória da Conquista, que reafirmou a necessidade deste Conad Extraordinário, inclusive com a mesma temática que já havia sido aprovada no 39º Congresso”, explica a secretária-geral do Sindicato Nacional, Regina Ávila.
As disposições sobre regras, documentação necessária e afins, apresentadas na Circular nº 287/2022, estão mantidas, bem como as datas do evento. Já a Circular 302/2022 do ANDES-SN traz um passo a passo de como realizar o credenciamento.
O Conad está sendo organizado em parceria com a Associação de Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB - Seção Sindical do ANDES-SN). As plenárias ocorrerão no auditório da Universidade.
ADUA
A comitiva para representar a ADUA no Conad foi escolhida em Assembleia Geral realizada no dia 19 de outubro e em Assembleia Descentralizada ocorrida no dia 10 do mesmo mês, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), em Parintins. Foram definidos como delegado o 2º vice-presidente da ADUA, José Alcimar de Oliveira; como observadora, a presidente da ADUA, Ana Lúcia Gomes, e como observador, o professor do ICSEZ, Gladson Rosas.
Fonte: com informações do ANDES-SN
|