Nos próximos dias, representantes de diversas categorias do serviço público federal estarão reunidos em Brasília (DF) para definir os eixos da campanha salarial e as estratégias que nortearão as ações dos servidores públicos nos próximos meses. Nos dias 31 de janeiro (sábado) e 1° de fevereiro (domingo) será realizada a Reunião Ampliada dos Servidores Públicos Federais (SPF). Inicialmente denominado Plenária dos SPF, o encontro definirá os eixos da Campanha Salarial Unificada para 2015, as pautas das lutas gerais do Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais e a agenda de mobilização para este ano.
Jacob Paiva, um dos coordenadores do Setor das Federais (Ifes) do ANDES-SN, explica que é importante que se consiga definir os eixos na reunião e que estes consigam traduzir os princípios gerais dos servidores públicos. “A expectativa é que sejamos capazes de definir os eixos, os que já estão consensuados há algum tempo, como a defesa do serviço público de qualidade, a valorização dos servidores, carreiras, salários, e que ao mesmo tempo possamos avançar na unidade das mobilizações da participação efetiva das bases que compõem nas atividades dos calendários que vamos propor”. O diretor do Sindicato Nacional acredita que garantir o fortalecimento da unidade é imprescindível para defender os direitos dos trabalhadores.
Ainda na reunião ampliada será discutida a proposta, feita na última reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos SPF no dia 22, para a realização de um ato no dia 2 de fevereiro no Congresso Nacional. Neste ato, será entregue uma carta aos parlamentares, solicitando a retirada dos projetos de lei que atacam os direitos dos trabalhadores e a qualidade do serviço público.
Reunião do Setor das Ifes
Também no dia 30 de janeiro, o Sindicato Nacional realizará a primeira reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) com o objetivo de discutir os eixos e estratégias da Campanha Salarial dos SPF. Segundo o diretor do ANDES-SN, a reunião do setor das Ifes contribuirá para a reunião ampliada. “Teremos que aprofundar um debate, que já tínhamos feito em reuniões anteriores, que será na linha dos sete eixos de consenso e demais eixos da campanha salarial dos SPF, a questão do índice linear e também afunilar para um calendário de mobilização que ao mesmo tempo vai ser um calendário que o nosso setor vai executar para a campanha do conjunto dos SPF”, disse.
Espaço de Unidade de Ação
Entidades que compõe o Espaço de Unidade de Ação convocaram, para o dia 30 de janeiro, a primeira reunião do ano para construir uma agenda de lutas unificada para 2015. O Espaço é composto por diversas entidades de movimentos sindicais, sociais e populares do setor público e privado, entre elas o ANDES-SN e a CSP-Conlutas.
Fonte: ANDES-SN |