Limite de juros, já! Essa é a proposta do Projeto de Lei Complementar (PLP) 104/2022 aprovado na Comissão de Participação Legislativa da Câmara dos Deputados, em agosto. O objetivo agora é intensificar a defesa para que o projeto se torne lei. A ADUA, como uma das apoiadoras da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), propositora do PLP, convoca todos e todas para realizarem pressão juntos aos deputados e às deputadas por meio da votação na enquete da Câmara dos Deputados(as).
Quase 80 países praticam o limite dos juros, mas o Brasil não. Assim, os prejuízos de não ter limite juros recaí diretamente nas indústrias, nos trabalhadores e trabalhadoras que precisam de créditos para seus empreendimentos. As pessoas, empresas ou órgãos governamentais que acessam crédito pagam a mesma dívida várias vezes.
Os juros altos também estão entre os responsáveis pelo crescimento da dívida pública, o que resulta em corte nos investimentos em educação, saúde, segurança, direitos da população em geral, contrarreformas e privatização, resultando em queda na qualidade de vida.
Segundo informações da ACD, o Banco Central elevou novamente a taxa básica de juros Selic, em agosto deste ano, alcançando 13,75%, ao ano, sendo a maior taxa mundial, o que significa aumento nos gastos anuais com juros da dívida do setor público e aumento de todos os juros do mercado. É necessário dar um basta!
A ACD mantém campanha pelo limite dos juros no Brasil, no endereço: https://auditoriacidada.org.br/limite-dos-juros , onde são postados diversos informativos sobre o tema.
Acesse o informativo. Compartilhe o material em prol da proposta legislativa para estabelecer limite dos juros no Brasil e vote na enquete.
Fonte: ADUA com informações da ACD
|