Os trabalhadores da unidade da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista, decidiram entrar em greve na terça-feira (6) após o anúncio de demissão de 800 metalúrgicos da fábrica Anchieta. Em assembleia, a categoria aprovou greve por tempo indeterminado, como forma de resistência e protesto contra a dispensa, até que as demissões sejam revertidas.
A notificação da demissão foi recebida, por cartas, pelos trabalhadores na semana passada, que solicitava para os metalúrgicos não retornarem aos postos de trabalho após as férias coletivas, mas sim, ao setor de recursos humanos da empresa.
Em 2012, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Volkswagen firmaram acordo coletivo, com validade até 2016, prevendo questões como estabilidade e politica de reajustes. No ano passado, porém, a empresa quis rever o acordo, mas a proposta foi rejeitada em assembleia pelos metalúrgicos. O sindicato reclama que a empresa, desde então, não chamou os trabalhadores para negociar e tomou uma decisão unilateral com as demissões.
Outra empresa da região, a Mercedes Benz, também demitiu 244 metalúrgicos que estavam em lay-off (suspensão temporária de contrato de trabalho). Os trabalhadores da empresa deliberaram por uma paralisação de 24 horas em protesto contra as demissões.
*Com informações da Agência Brasil
Fonte: ANDES-SN |