Foi lançado na quinta-feira (15) o documentário "Contra o Golpe", cuja narrativa mostra os atos realizados no dia 11 de agosto de 2022 em defesa da democracia. O lançamento ocorreu na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), mesmo lugar onde foi lida a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do estado democrático de direito”. O documento conta mais de um milhão de assinaturas de entidades, dentre elas o ANDES-SN e a ADUA, jornalistas, políticos(as), líderes religiosos(as), professores(as), artistas, empresários(as), profissionais da saúde, entre outros(as). O curta está disponível para assistir no Canal “Eles Poderiam Estar Vivos” do YouTube.
O filme independente é de autoria dos irmãos Lucas e Gabriel Mesquita, que também estão responsáveis pela direção e produção do longa “Eles Poderiam Estar Vivos”, sobre o descaso do governo de Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia da covid-19, previsto lançamento para dia 22 de setembro. Os projetos têm apoio do Grupo Prerrogativa e financiamento coletivo, cujo link pode ser acessado em https://apoia.se/elespoderiamestarvivos
Carta
A “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do estado democrático de direito” é um documento organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), que une diversos setores da sociedade em torno do objetivo de impedir a escalada golpista de Jair Bolsonaro, o qual constantemente ataca o sistema eleitoral brasileiro.
“No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa, necessariamente, pelo respeito ao resultado das eleições”, afirma trecho da carta, que pode ser lida no site www.estadodedireitosempre.com.
A ADUA assinou a Carta e no dia 11 de agosto, participou de atividades que somaram forças às manifestações nacionais em defesa da democracia e por eleições livres no país.
Em Manaus (AM), pela manhã a Carta foi lida por docentes, estudantes e Técnicos (as)-administrativos (as) em Educação (TAEs) no hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); No período da tarde a leitura ocorreu em Manaus, durante ato público na praça da Saudade (Centro).
Em Parintins (AM), o documento foi lido na frente do campus do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Ufam). As manifestações ocorreram em mais de 50 municípios brasileiros e marcaram o “Dia Nacional de Mobilização Fora Bolsonaro: em defesa da democracia e por eleições livres” e Dia do e da Estudante.
Imagem: Documentário Contra o Golpe
Fontes: ADUA com informações Eles poderiam estar vivos, Folhapress
Leia também:
Comunidade da UFAM lê “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do estado democrático de direito”
|