Foram divulgados na tarde desta quarta-feira (17) os Anais do 1º Encontro Nacional de Educação (ENE), realizado em agosto na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O documento contém a síntese dos debates realizados nos encontros preparatórios e no encontro nacional, e é dividido nos sete eixos que nortearam as discussões: acesso e permanência, avaliação, democratização, privatização e mercantilização, financiamento, passe-livre e precarização.
Giovanni Frizzo, um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do ANDES-SN, destaca que o 1º ENE teve enorme importância porque recolocou na agenda dos setores que lutam pela educação pública a unidade para enfrentar os projetos de precarização e mercantilização da educação. “Os anais servirão para instrumentalizar os comitês regionais na preparação dos Encontros Estaduais de Educação em 2015, rumo ao 2º ENE em 2016”, afirma o professor.
A diretora do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Marina Meneghel, também ressalta a importância da unidade das entidades independentes gerada pelo 1º ENE, e que os anais são a sistematização de toda essa discussão. “Os anais nos servirão tanto como acúmulo histórico do movimento que luta pela educação pública, quanto como um passo para o próximo encontro e para as lutas futuras”, diz a estudante.
Fonte: ANDES-SN
|