Os professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) definiram, em Assembleia Geral realizada nesta quarta-feira (10), a composição da delegação que vai representar a categoria no 34º Congresso do Andes-SN, que ocorrerá no período de 23 a 28 de fevereiro de 2015, em Brasília. A comissão da ADUA é formada por oito docentes, sendo cinco da Ufam na capital, dois de unidades de fora da sede e um indicado pela diretoria.
A delegação é composta pelas professoras Ana Cristina Martins (Fapsi), Ana Lúcia Gomes (ICB), Elciclei Faria dos Santos (Faced), Elisandra Garcia da Silva (Parintins) e Maria Rosária do Carmo (ICE) e ainda os professores José Alcimar de Oliveira (ICHL e atual presidente da Adua) e Valmir Flores Pinto (Humaitá). Pela direção da seção sindical foi indicado o docente Antônio Batista.
Dentre os temas que compõem a pauta do 34º Congresso do Sindicato Nacional estão a Carreira Docente, o Direito dos Aposentados, a Campanha Salarial 2015, bem como a atual estrutura organizativa do ANDES-SN diante dos novos desafios postos pela expansão das Instituições de Ensino Superior: a precarização das novas unidades criadas, a multicampia, a discussão sobre o local de trabalho e a representação sindical.
A Assembleia Geral também aprovou que o representante da ADUA na próxima reunião do Setor das IFEs, em 30 de janeiro de 2015, será o delegado da seção sindical na plenária dos Servidores Públicos Federais (SPFs), que ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2015, em Brasília, para definir os eixos e estratégias da campanha salarial 2015.
Formação de Comissões
A categoria deliberou ainda pela criação de um grupo de trabalho para avaliar as planilhas e encaminhar à diretoria as providências a serem tomadas para a reforma da sede da entidade. A comissão será coordenada pelo professor Nilson Barreiros e integrada pelos docentes Emerson Pires de Souza (aposentado) e Ana Cristina Belarmino (FCA).
Outro grupo de trabalho aprovado pela AG irá discutir a atualização do Regimento da ADUA. Integram essa comissão os professores Jacob Paiva (Faced), Marcelo Vallina (ICHL), Raimundo Nonato Pinheiro (FES) e o presidente da seção sindical José Alcimar de Oliveira.
Durante a AG, os docentes decidiram que as ações coletivas a serem ajuizadas pelo escritório de advocacia recém-contratado pela ADUA deverão ser objeto de deliberação na próxima Assembleia Geral da categoria. As ações de natureza individual no âmbito do serviço público podem ser imediatamente a ajuizadas. O plantão jurídico ocorre às quintas-feiras das 15h às 18h, na sede do sindicato.
Fonte: Adua |