Diretor e 1º tesoureiro da Adua, o professor José Humberto Michiles, recebeu homenagens pelos seus 45 anos de dedicação à docência e à pesquisa na Faculdade de Estudos Sociais (FES), da Ufam, completos dia 1º de abril. Desde essa data a sala da Coordenação do Mestrado em Contabilidade e Controladoria leva o nome do docente.
“...Poucos professores no Brasil deram tanto de si; mantiveram-se dedicados, fiéis e íntegros. Poucos se fizeram constantes, mesmo diante dos desestimulantes enfrentamentos do cotidiano, por vezes oriundos de quem deveria, no mínimo, respeitar-lhes os cabelos enluarados... A tudo isso Michiles sorri...”, disse o professor do Departamento de Ciências Contábeis (Decon) da Ufam, José Cardoso, em trecho do discurso ao homenageado, proferido diante de outros docentes, alunos e familiares do 1º tesoureiro da Adua.
Além da carreira docente de destaque, o presidente da Adua, Antonio Neto, citou a contribuição do professor José Michiles ao movimento sindical. “Ele é um exemplo de militância e sempre foi engajado nas lutas por melhoria para a categoria”, afirmou o Neto.
A homenagem “pegou” o professor José Michiles de surpresa. “Foi surpreendente. Fiquei emocionado ao ver minha família, meus amigos e demais colegas e alunos da faculdade durante o evento”, disse, ao explicar a fonte que o leva a dedicar tantos anos ao serviço público federal: “É a paixão pelo ensino, pela educação, pelo aprimoramento e pela qualificação do ser humano que me move”.
Perfil
José Humberto Michiles ingressou na Ufam no ano de 1965, fazendo parte da 1ª turma de Ciências Contábeis da Universidade. Um ano mais tarde já compunha o corpo técnico da instituição e desde 1969 atua como docente na unidade de ensino superior. É mestre em Desenvolvimento Regional, pela FES, da Ufam, além de especialista em Administração Agroindustrial, pela Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul.
Mas, é na área de Administração Financeira Orçamentária Pública que ele tem carreira alicerçada. Especializou-se nesse segmento, pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal e aprimorou os estudos na USP, PUC-SP e Ipea.
Fonte: Adua-SS |