O Fonasefe convoca os Servidores Públicos e as Servidoras Públicas Federais (SPFs) para mais uma Jornada de Lutas em defesa do serviço público, de 29 de agosto a 02 de setembro. O objetivo é pressionar os e as parlamentares pela inclusão, no Projeto Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2023, dos recursos para o reajuste salarial desses trabalhadores e dessas trabalhadoras.
Na semana em questão, o Congresso Nacional terá um calendário de trabalhos concentrados com a possibilidade de discussão do PLOA 2023. O funcionalismo público federal irá se concentrar em Brasília (DF) para reivindicar o atendimento da pauta salarial. Desde o início deste ano, os e as SPFs mantêm a campanha pela defesa do reajuste salarial emergencial de 19,99% e pela valorização do serviço público.
“Temos um presidente com uma postura antidemocrática, que ataca constantemente os servidores, sendo o único presidente desde a redemocratização que não abriu a negociação salarial conosco e é o que mais nos persegue”, ressalta o Fonasefe.
Para somar forças a essa luta em Brasília, o ANDES-SN convocou a Comissão Nacional de Mobilização (CNM) e também as seções sindicais. Os e as manifestantes irão participar do seguinte calendário de mobilização, com foco no dia 31 de agosto, prazo final para o envio da proposta de Orçamento ao Congresso:
Segunda-feira (29)
16h – Ato de recepção do(a)s parlamentares no aeroporto de Brasília
Terça-feira (30)
7h - Ato de recepção do(a)s parlamentares no aeroporto de Brasília
14h - Ato no Anexo II da Câmara dos Deputados
Quarta-feira (31)
09h – Ato com o(a)s aposentado(a)s no Auditório Nereu Ramos - Anexo II - Câmara dos Deputados
15h – Ato em defesa do serviço público no Auditório Nereu Ramos - Anexo II - Câmara dos Deputados
Quinta-feira (01)
Indicativo de possível ato na porta do Ministério da Economia, com horário a definir.
Fontes: com informações do Fonasefe e das circulares do ANDES-SN
|