Docentes, estudantes e Técnicos (as)-administrativos (as) em Educação (TAEs) leram a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do estado democrático de direito”, na manhã desta quinta-feira (11), no hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O documento acumula mais 960 mil assinaturas de entidades, dentre elas o ANDES-SN e a ADUA, jornalistas, políticos(as), líderes religiosos(as), professores(as), artistas, empresários(as), profissionais da saúde, entre outros(as).
Organizado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), o documento une diversos setores da sociedade em torno do objetivo de impedir a escalada golpista de Jair Bolsonaro. O presidente da república tem atacado, repetidamente, o sistema eleitoral brasileiro, os ministros de cortes superiores, espalhando fake news contra as urnas eletrônicas e afirmando que não aceitará o resultado das Eleições deste ano.
“No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa, necessariamente, pelo respeito ao resultado das eleições”, afirma trecho da carta, que pode ser lida e assinada no site www.estadodedireitosempre.com.
Convocada pelo Departamento de História e pelo Programa de Pós-Graduação em História, a leitura da Carta no IFCHS, na Ufam, foi comandada pelas professoras Katia Cilene do Couto e Keith Valéria de Oliveira. Diretores da ADUA participaram do ato. A presidente da Seção, Sindical, professora Ana Lúcia Gomes, leu ainda o Manifesto Público divulgado, na quarta-feira (10), pela ADUA.
Fora Bolsonaro
O ato na Ufam se soma às manifestações que acontecem em mais de 50 municípios brasileiros neste “Dia Nacional de Mobilização Fora Bolsonaro: em defesa da democracia e por eleições livres” e Dia do e da Estudante. Entre elas, as cidades amazonenses Manaus, Parintins e Tefé.
Na capital, o ato está previsto para ocorrer às 15h, na praça da Saudade. Em Parintins, a mobilização está marcada para 16h, em frente ao campus do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Ufam); e às 16h30, no estacionamento do Cesp, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Em Tefé, a manifestação ocorreu, pela manhã, no hall do Cest, da UEA.
O ANDES-SN convocou todas as suas seções sindicais a participarem das manifestações deste dia 11, data que unifica os atos em Defesa da Educação. A ADUA apoia e participa das manifestações da campanha Fora Bolsonaro.
Todos e todas em defesa da Educação Pública, do funcionalismo público e de toda a classe trabalhadora!
Fotos: Daisy Melo/ ASCOM ADUA
Fonte: ADUA
|