Mais uma vez os docentes, servidores e estudantes organizados contra a privatização do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) conseguiram impedir a votação sobre a adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) durante reunião do Conselho Universitário (Consuni). A deliberação, que seria decidida na sexta-feira (21), foi adiada para o dia 5 de dezembro.
Segundo Alexandre Aguiar dos Santos, 1º vice-presidente da Regional Planalto do ANDES-SN, o resultado da reunião foi consequência da mobilização feita com docentes, servidores, estudantes e usuários para impedir a privatização do hospital universitário. “Essa mobilização foi uma construção do movimento, com especial participação dos estudantes, do Sindicato dos Trabalhadores Administrativos (SINT-Ifes) e do ANDES-SN e para construirmos uma hegemonia contra a Ebserh”, disse.
O 1º vice-presidente da Regional Planalto, contou sobre a possibilidade de propor a realização de um plebiscito em 2015 para ouvir a comunidade acadêmica em relação à Ebserh. “A maior probabilidade é a de indicarmos um plebiscito para 2015, precedido de debates em todas as unidades, para constituirmos um debate político no conjunto a universidade. Não é só uma questão de rejeitar a Ebserh, temos que envolver e consultar a comunidade nessas questões”, explicou.
Fonte: ANDES-SN
|