Reuni Digital, seminário “Estado e Educação” e cartilha “Projeto do Capital para a Educação” estão entre os temas a serem discutidos na próxima reunião do pleno do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do ANDES-SN. O encontro irá acontecer nos dias 8 e 9 de setembro, na sede do Sindicato Nacional, em Brasília (DF).
Na quinta-feira (8), das 18h às 21h (horário de Brasília), irá ocorrer o Painel sobre o Programa para Expansão da Educação a Distância nas Universidades Públicas Federais (ReUni Digital). Em nota divulgada em maio deste ano, o ANDES-SN classificou como um projeto que "intensifica a concepção da educação superior como mercadoria".
Em Manaus, o programa ganhou a adesão da Administração Superior da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O anúncio foi feito, no dia 20 de junho, no site oficial da instituição de ensino. Para a ADUA, o programa é mais um projeto falacioso que aprofunda a desigualdade social na política educativa.
No dia seguinte (9), das 9 h às 17h, a pauta discutida será: 1) informes nacionais e das seções sindicais; 2) análise de conjuntura; 3) resoluções aprovadas no 65° Conad; 4) 7º Seminário Estado e Educação; 5) 5º Cartilha Projeto do Capital para a Educação; e 6) encaminhamentos.
As seções sindicais devem enviar previamente os informes por formulário online até o dia 07 setembro. Cada Seção Sindical poderá indicar até dois ou duas representantes para participar da reunião, preenchendo também um formulário eletrônico, até às 12h, do dia 5 de setembro.
Por se tratar de uma reunião presencial, serão necessários os cuidados sanitários, de modo que só poderão participar representantes das seções sindicais que estiverem devidamente vacinados e vacinadas e que apresentem teste de covid-19, com resultado negativo, realizado até três dias antes da reunião. Também será obrigatório o uso de máscaras.
Fonte: com informações da circular do ANDES-SN
|