O Seminário Nacional dos Servidores Públicos Federais terá início nesta sexta-feira (14) e se estenderá durante todo fim de semana, com término no domingo (16). Até o momento está confirmada a inscrição de cerca de 300 pessoas, número ainda parcial. A atividade ocorre em Brasília e tem como tema “Unificar o funcionalismo federal em defesa dos serviços públicos”. O evento é organizado pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, integrado também pela CSP-Conlutas.
A CSP-Conlutas comporá uma mesa que debaterá conjuntura e será representada por Joaninha de Oliveira. A dirigente avalia que o seminário será de extrema importância para preparar a continuidade da resistência desses trabalhadores. Destaca que os servidores públicos travaram lutas e mobilizações importantes, marcadas pela unidade e combatividade.
“Sinto-me muito honrada em participar desse seminário que servirá para fortalecer ainda mais a luta dos servidores e prepará-los para os diversos projetos do governo que já atacam direitos e tendem a se aprofundar em 2015”, destaca Joaninha, citando como exemplo a política do governo de privatização dos hospitais universitários entre tantos outros ataques.
No seminário serão debatidas a intensificação das privatizações, terceirizações e a precarização do trabalho dos servidores públicos, bem como a conjuntura política. Além disso, serão definidos os eixos da campanha salarial unificada dos servidores em 2015.
Confira a programação completa do Seminário:
- Sexta-feira (14)
17h – Abertura e fala breve das entidades nacionais. 18h – Debate sobre Conjuntura com apresentação do tema pelas Centrais Sindicais: CSP-Conlutas, CTB e CUT.
20h – Coquetel e encerramento.
- Sábado (15)
9h – Grupos de Trabalho para discussão do tema conjuntura com enfoque sobre o papel do Estado, os serviços e os servidores públicos, perspectivas com o próximo governo e possíveis planos de ajustes que atinjam o setor em cenário de profunda crise econômica.
12h30 – Intervalo para almoço.
14h – Campanha Salarial – apresentação técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Instituto Latinoamericano de Estudos Socioeconômicos (Ilaese) e Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).
15h30 – Grupos de Trabalho (GT) sobre o tema Campanha Salarial. 18h30 – Reunião dos relatores para sistematização dos GTs. 20h – Encerramento.
- Domingo (16)
9h – Apresentação do relatório de sistematização e debate em plenário.
12h – Intervalo para almoço e reunião das entidades nacionais. 14h – Leitura das propostas e aclamação pelo plenário.
15h– Encerramento.
Fonte: CSP-Conlutas |