A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) formalizou, nesta terça-feira (11), a contratação de uma nova assessoria jurídica para a entidade e seus associados. Atuando desde 2010, nas áreas de Direito Previdenciário, Crimes praticados contra a Administração Pública e Direito Sindical e do Trabalho, o escritório Gomes e Bicharra Advogados Associados, que já assessora várias entidades sindicais do Amazonas, será o responsável por orientar juridicamente os docentes, a partir de dezembro.
Gerenciada pelas sócias Janne Sales Gomes e Maria Auxiliadora Bicharra da S. Santana, a nova assessoria jurídica realizará o atendimento dos docentes interessados em obter esclarecimentos, às quintas-feiras, das 15h às 18h, na sede da seção sindical.
Segundo o presidente da Adua, professor José Alcimar de Oliveira, levando em conta o quadro social atual, em que continuamente os servidores – professores e técnico-administrativos - veem seus direitos serem solapados é extremamente necessário
combinar luta política e luta jurídica.
“A estrutura burguesa do estado brasileiro, que funciona como grande agenciador das políticas neoliberais (estado mínimo para as demandas sociais e máximo para a ganância do grande capital) trata o servidor público como se fosse o responsável pelos desmandos, imposturas e omissão de governos que se sucedem no desempenho do trabalho sujo exigido pela mão invisível do mercado. E as consequências sociais disso são educação degradada, falência da saúde, assédio moral, condições precárias de trabalho, adoecimento docente, estado de insegurança permanente e saneamento básico muito próximo da estrutura das cidades medievais. Por isso tudo, é preciso exigir uma resistência combinada em duas frentes: a política e a jurídica”, afirmou.
Localizado no Edifício Amazon Trade Center, na rua Franco de Sá, nº 270, Sala 110, o Gomes e Bicharra Advogados Associados conta com uma equipe de seis advogados, além de parceria com o renomado escritório Wagner Advogados Associados, - especializado na defesa dos trabalhadores e dos interesses dos movimentos sociais – com sede em Brasília/DF, facilitando o acompanhamento das ações perante os Tribunais Superiores.
Além da Adua, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Amazonas (Sindsep-AM), Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho da 11ª. Região (SITRA-AM/RR), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam) e Sindicato dos Servidores da Justiça Eleitoral do Estado do Amazonas (SINJEAM) também fazem parte do rol de entidades assessoradas pelo Gomes e Bicharra Advogados Associados.
Fonte: Adua |