Cerca de 150 docentes e estudantes em greve ocuparam na manhã desta terça-feira (4) a reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Eles reivindicam que o reitor se posicione em relação à greve, que já dura 50 dias, e que nem estudantes nem docentes sejam retaliados por terem aderido ao movimento grevista. Não há previsão para o fim da ocupação.
Elda Maciel, presidente do Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece – Seção Sindical do ANDES-SN), afirma que a ocupação está sendo realizada para pressionar o reitor e o governador do estado em busca da defesa das universidades estaduais. A docente ressalta também que estudantes grevistas estão sendo ameaçados de reprovação, e que a reitoria deveria se posicionar para impedir que isso aconteça.
“Queremos que o reitor se comprometa com a defesa da Uece. Que não reprove estudantes em greve, nem retalie os docentes, como já estão fazendo”, afirma Elda Maciel. A presidente do Sinduece diz que os ocupantes não sabem prever quando sairão da reitoria, pois isso depende das respostas da administração da universidade. A reitoria já marcou uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade para discutir as reivindicações de docentes e estudantes.
*Com informações de Sinduece-SSind e imagem de DCE Uece.
Fonte: ANDES-SN |