O ANDES-SN e demais entidades que compõe o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) estão mobilizando suas bases para participar da Jornada de Lutas em Defesa do Serviço Público e da Democracia. A semana de mobilização ocorrerá de 1 a 5 de agosto, em Brasília (DF).
“O Brasil passa por um momento delicado. Nós, servidores, conhecemos bem a postura antidemocrática de Jair Bolsonaro, ele foi o único presidente, desde a redemocratização, que não abriu a negociação salarial conosco e é o que mais nos persegue. Somos o pilar dos serviços públicos e não podemos aceitar que ataques à democracia coloquem em risco os direitos do povo”, afirma o Fonasefe.
Encabeça a pauta de reivindicações das categorias do funcionalismo público, a inserção do reajuste salarial dos Servidores Públicos e das Servidoras Públicas Federais (SPFs) na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. Há cinco anos sem receber recomposição salarial, os trabalhadores e as trabalhadoras encamparam, neste ano, a campanha “Reajuste, Já” de 19,99%, mas a demanda foi ignorada pelo governo federal.
Entre as atividades previstas na programação da Jornada de Lutas estão: Reunião Ampliada dos e das SPFs; pressão aos deputados e às deputadas no desembarque do aeroporto de Brasília e atos de protestos no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Ministério da Economia.
Programação:
01/08
17h - Mobilização no Aeroporto - Recepção de parlamentares
02/08
7h – Mobilização no Aeroporto | Recepção de parlamentares
10h - Ato em defesa das eleições e contra a violência política, no Auditório 7, do Senado Federal
14h - Concentração no espaço do servidor, marcha e ato, no Ministério da Economia (Bloco P)
03/08
10h - Ato em defesa do Serviço Público e da Democracia, no Congresso Nacional
14h - Ato em frente ao STF
#ServidoresNaLOA2023 #SOSServiçoPúblico #NaoaPEC32
Fontes: Fonasefe e ANDES-SN
|