Professores, professoras, estudantes e Técnicos(as)-administrativos(as) em Educação (TAEs) são convocados(as) a participarem de Reunião Ampliada para Construção da Agenda de Mobilização contra os Cortes Orçamentários na Educação Pública e a Precarização das Condições de Ensino. O encontro será realizado na quarta-feira (29), às 10h, no hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no campus universitário, em Manaus.
“Estamos convocando todas e todos, docentes, estudantes, técnicos e suas entidades representativas: centros acadêmicos, Sintesam [Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas], UNE (União Nacional dos Estudantes), UEE [União Estadual dos Estudantes) e Programa de Pós-graduação [PPG], para articularmos atividades de protesto contra os cortes nos recursos da educação”, explicou o 1º vice-presidente da ADUA e professor da Ufam, Aldair Oliveira.
A realização da Reunião Ampliada foi encaminhada durante Assembleia Geral da ADUA realizada na tarde de quarta (22). A agenda na UFAM irá atender à programação nacional de atividades de mobilização. “Depois da discussão na reunião, vamos escolher uma data entre 4 e 8 de julho, para realizar uma roda de conversa com atividades artísticos-culturais para chamar a atenção de toda comunidade sobre o bloqueio do orçamento”, explicou a presidente da Seção Sindical e professora da Ufam, Ana Lúcia Gomes.
Nacionalmente, está sendo construída uma série de atos em diversas partes do país para a Ocupação das Instituições Federais de Ensino (Ifes), de 27 a 29 de junho. O ANDES-SN, em conjunto com outras entidades do setor da Educação, também articulam uma Semana de Lutas contra os Cortes Orçamentários, as Privatizações e em Defesa da Educação Pública, de 4 a 7 de julho, em Brasília (DF).
Pauta Unificada
No dia 13 de junho, foi protocolada a Pauta Unificada da Educação Federal, no Ministério da Educação (MEC). De acordo com o 1º tesoureiro da ADUA e professor aposentado da Ufam, Antonio José Vale da Costa, essa é a pauta que irá encaminhar a construção das mobilizações contra o bloqueio no orçamento da Educação. Além do ANDES-SN, assinam a pauta Fasubra, Fenet, UNE e Sinasefe, entidades representativas dos(as) trabalhadores(as) em educação e de estudantes das universidades, institutos federais e Cefets.
Entre os diversos pontos da pauta estão: reajuste salarial, recomposição inflacionária e correção dos auxílios saúde e alimentação para todos(as) os(as) servidores(as) federais; revogação da Emenda Constitucional (EC) 95; recomposição orçamentária da Saúde, Ciência e Tecnologia e da Educação, incluindo a assistência estudantil e de ações afirmativas (acesso e permanência) dos discentes, além da apuração das denúncias de corrupção no MEC.
Leia a Pauta Unificada da Educação Federal completa aqui.
Foto: ANDES-SN
Fonte: ADUA
|