A reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) amanheceu fechada pela ocupação dos estudantes. Depois de dois dias de ocupação, iniciada na tarde de terça, 07, os alunos bloquearam a entrada do prédio da Administração Central na madrugada de hoje.
A ocupação, iniciada pelo Gabinete do Reitor, no quinto andar, se intensificou entre ontem e hoje, e já ocupa boa parte do hall do prédio. Mais cedo, o reitor Paulo Burmann esteve no prédio e durante um pronunciamento rápido afirmou compreender a reivindicação dos estudantes, mas pediu diálogo. Burmann liberou os servidores lotados na reitoria de suas funções no dia de hoje.
A reivindicação principal dos estudantes é a manutenção da autonomia das Casas do Estudante, ameaçada pela resolução 024/2014, que pretende passar decisões hoje tomadas pelas Direções das CEUs para um 'Conselho de Moradia'. Na pauta está também a manutenção do modelo de passagem dos estudantes que estão na União Universitária para as CEUs. Atualmente o processo é feito pela Direção da Casa, mas a resolução 024 busca adotar o sistema de edital, o que é criticado pelos estudantes por tornar o processo mais demorado.
A Casa do Estudante específica para indígenas também está na pauta. A Casa é uma promessa antiga da Universidade, mas nenhuma medida concreta foi adotada para que ela seja construída. Na tarde desta quinta-feira deve ocorrer uma reunião específica para discutir essa pauta, a partir das 15 horas.
A ocupação deve seguir com uma programação de espaços políticos e culturais, como uma Assembleia do movimento, a exibição de filmes e um sarau de poesias.
Fonte: Assufsm |