Estudantes, professores e professoras da UFAM e lideranças indígenas realizaram, às 12h, desta terça-feira (21), um ato para cobrar justiça pelas vidas do jornalista Dom Philips e dos indigenistas Bruno Pereira e Maxciel Pereira dos Santos. Os três se somam a uma vasta lista de ativistas ambientais e defensores dos direitos indígenas assassinados no Brasil.
A manifestação foi realizada no Centro de Convivência da Universidade, em Manaus. Em falas emocionadas, os e as indígenas ressaltam a importância do trabalho do trio e pediram a apuração dos casos.
No dia 15 de junhi, um dos suspeitos no envolvimento do desaparecimento de Dom e Bruno confessou ter participado do assassinato do jornalista e do indigenista, na região da Terra Indígena do Vale do Javari (AM). Em relação ao Maxciel, o indigenista e ex-servidor da Funai foi assassinado em 2019, com dois tiros na nuca, em Tabatinga (AM). Ele atuava na Frente de Proteção Etnoambiental, setor responsável pelas operações de fiscalização na região.
Fotos: ADUA/Daisy Melo
|