Cerca de 90% dos juízes federais do Brasil aderiram a paralisação realizada ontem em todo o país, segundo balanço da Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil).
A categoria, cuja remuneração varia entre R$ 21.766 e R$ 24.117, segundo a associação, pede reajuste salarial de 14,79%, aumento no número de magistrados na segunda instância e a instalação de quatro novos tribunais regionais federais.
Uma possível greve da categoria está na pauta de discussões, mas só deve ser decidida em 90 dias, em uma nova assembleia a ser promovida pela Ajufe.
Os juízes federais paralisaram suas atividades ontem em ao menos 13 Estados (MG, PE, PR, BA, CE, RO, MA, PI, TO, PA, AC, MT, SC).
Ainda fazem parte das reivindicações a equiparação de benefícios em relação a membros do Ministério Público e mais proteção policial, em especial para os que atuam em ações penais.
A paralisação nos Estados, no entanto, teve diferentes níveis de adesão. Em alguns, as audiências foram suspensas e os juízes federais atenderam apenas casos emergenciais -- como prisões em flagrante e liminares para obtenção de remédios.
Fonte: Folha.com
|