A ADUA, em conjunto com movimentos sociais e organizações da sociedade civil, participará do ato em defesa da Amazônia, no sábado (4), às 9h, na Praça da Polícia, no Centro de Manaus. A mobilização terá como bandeiras a defesa dos povos indígenas, dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo e da biodiversidade amazônica. Na programação estão previstas apresentações artísticos-culturais, panfletagem e distribuição de mudas de plantas. No dia 5 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Os e as manifestantes irão denunciar o silêncio, omissão e indiferença do governo federal diante da exploração desenfreada da região.
A 2ª Tesoureira da ADUA e pesquisadora da Educação Escolar Indígena, Elciclei Faria, convoca todos e todas para o compromisso de defesa da Amazônia e dos povos originários. "A Amazônia, berço da maior multiplicidade de povos indígenas, sangra com tantos ataques, violência, exploração, destruição, perseguição e violação de seus direitos, com a invasão de seus territórios e de seu bem maior, a própria vida. A vida dos povos indígenas, bem como suas culturas, saberes, sistemas educativos, línguas e medicinas estão ameaçadas e correm risco. Vamos defender a Amazônia e a vida dos povos originários!"
Em artigo publicado pelo Instituto Socioambiental (ISA), o antropólogo Tiago Moreira dos Santos explica que, nos últimos 40 anos, 20% da Floresta Amazônica foi devastada, enquanto que, das Terras Indígenas, a perda das florestas originais foi de apenas 2,4%.
O mesmo argumento do antropólogo de que os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora foi defendido, em entrevista ao Akatu, pela estudante, artesã e ativista indígena, Sâmela Santeré Mawé. “A relação entre os povos indígenas, a preservação do meio ambiente e da biodiversidade é uma relação única, semiótica e ritualista. Não temos como falar em preservação do meio ambiente e preservação da Amazônia sem levar em consideração os povos indígenas”.
O ato em defesa da Amazônia terá a participação da ADUA, Movimento Vozes do Silêncio; Coletivo de Mulheres da Educação; PSOL; Sindicato dos Jornalistas; PT – Núcleo de Petrópolis; SindUEA; Rede; SitraaM; PCB; Juventude PCB; Sintesam; CSP-Conlutas; Floresta Manaós; Cia. Vitória Régia de Teatro; Mama; AMA; Projeto Jaraqui/Centro Associativo Amigos da Praça; SOS Encontro das Águas-CAP; Núcleo de Cultura Política da UFAM-NCPAM; e Cooperativa dos Produtores Rurais Assentados do Amazonas.
🚩 Todos e todas nas ruas em defesa da Amazônia!
Foto: Apib
Fonte: ADUA
|