O ANDES-SN divulgou a programação completa do “Encontro das Universidades, Institutos Federais e Cefets em luta contra as intervenções”, que será realizado nos dias 11 e 12 de maio, em Brasília (DF). Pelo menos 25 Instituições Federais de Ensino (IFE) sofreram intervenção na escolha dos reitores e das reitoras desde que o início do governo Bolsonaro.
No encontro serão debatidos temas como o projeto histórico de universidade defendido pelo ANDES-SN, os aspectos políticos e jurídicos e os impactos das intervenções, e a resistência da categoria docente frente a esse e outros ataques à autonomia universitária.
Durante o evento serão lançados os dossiês “Militarização do governo Bolsonaro e intervenção nas Instituições Federais de Ensino” e “A invenção da balbúrdia”. As e os participantes do encontro irão aderir também ao ato “Fora Bolsonaro”.
Além do ANDES-SN e de suas seções sindicais, foram convidadas a participar representantes de entidades como Sinasefe, Fasubra, UNE, Fenet, Andifes e Fórum de Reitores e Reitoras eleitos/as e não empossados/as por Bolsonaro. O encontro é uma deliberação do 40º Congresso do Sindicato Nacional ocorrido em março deste ano.
Programação completa:
Dia 11/05
9h-10h - Mesa 1: Abertura
10h30-12h30 - Mesa 2: O ANDES-SN e projeto histórico de universidade: a defesa da democracia, da autonomia e as estratégias de lutas
Convidados:
Maria Regina D’Ávila (ANDES-SN)
Elisabete Búrigo (UFGRS)
14h-16h - Mesa 3: Intervenções nos Cefet, Institutos e Universidades Federais: aspectos políticos-jurídicos
Convidados:
AJN/ANDES-SN
Mônica Nóbrega (UFPB)
Vicente Neves da Silva Ribeiro (UFFS)
19h - Lançamento dos Dossiês Militarização e Intervenções
Convidados:
ANDES-SN
Ana Carolina(UFES)
Eblin Farage (UFF)
20h - Atividade artística-cultural
12/05
9h-11h - Mesa 4: As intervenções e suas consequências para o ensino, a pesquisa e a extensão: autonomia universitária e a gestão democrática sob ameaça
Convidados
Ethel Maciel (UFES)
Aline Faé (UFVJM)
Bruno Rocha (UFC)
Cléber Santos Vieira (UNIFESP/ABPN)
13h30-16h - Roda de conversa/Painel entre as seções sob intervenção
16h - Mesa de Encerramento
16h30 - Ato Fora Bolsonaro na Praça dos 3 Poderes
Fonte: com informações do ANDES-SN
|