Em continuidade à construção da greve unificada do funcionalismo público federal, começou, nesta segunda-feira (25), a Semana de Luta do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) “Pela reposição salarial e em defesa da Educação Pública”. A programação terá atividades centralizadas em Brasília (DF), com panfletagem, reunião com parlamentares, vigília e ato público em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Na quinta (28) será realizado um dia de paralisação e mobilização nacional, com marcha e ato-show político cultural.
Esta é a 6ª semana de vigília na capital federal pelo reajuste emergencial de 19,99%, em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e da vida, encampada pelo ANDES-SN, em conjunto com demais categorias do funcionalismo público.
A manutenção do processo de Greve Geral segue a agenda do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), com encaminhamentos das reuniões do Setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e da agenda de luta aprovada no 40º Congresso do ANDES-SN.
As categorias que atuam em defesa do funcionalismo público protocolaram documento com pauta de reivindicações no Ministério da Economia, no dia 18 de janeiro deste ano, e seguirão firmes até o governo federal dialogar com as entidades.
Ações de base
O Sindicato Nacional orienta que as seções sindicais realizem atividades locais entre os dias 25 e 27 como assembleias da categoria, assembleias universitárias, faixaços e outras atividades locais; e que dialoguem com a comunidade universitária sobre as condições de trabalho, os impactos dos cortes orçamentários, a necessidade de reposição salarial, a importância da assistência estudantil, o retorno presencial, as condições sanitárias e o impacto das intervenções nas universidades.
Agenda
25 a 27/04
Vigília dos(as) SPFs em frente do Bloco P, em Brasília, pelas manhãs;
26/04
14h – Reunião com a liderança da minoria na Câmara dos(as) Deputados(as);
27/04
14h – Ato em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF)
28/04
Paralisação Nacional
9h – Concentração no Bloco C, em Brasília
10h – Marcha dos Servidores e das Servidoras com trajeto do Bloco C para o Bloco P
16h às 18h – Panfletagem na Rodoviária na capital federal
18h às 19h30
– Ato Político em frente ao Museu Nacional
– Projeções em defesa dos Serviços Públicos
– Show do Rapper GOG e da sambista Kika Ribeiro
Fontes: ADUA com informações do ANDES-SN.
Leia também:
SPFs se posicionam sobre proposta do governo de reajuste de 5% anunciada pela imprensa
|