Estudos sobre os pontos críticos na malha viária do Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde há maior ocorrência de acidentes, serão apresentados em uma campanha de sensibilização para o trânsito seguro na instituição. Programada para ocorrer no início do 2º semestre letivo, em outubro, a atividade é alusiva à Semana Nacional do Trânsito, lembrada de 18 a 25 de setembro.
“Além de promover a conscientização sobre os limites de velocidade, é preciso alertar a comunidade universitária sobre quais são os locais onde há mais riscos, como as curvas sinuosas e fechadas”, disse a professora do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia (FT), Ana Seráfico, que ministra a disciplina Engenharia de Tráfego. A ação é fruto de uma parceria dela com a Prefeitura do Campus (PCU).
O alerta deve-se, sobretudo, à alta incidência de ocorrências na estrada da sede. De janeiro até meados de agosto, foram registrados 28 acidentes, entre batidas leves até casos mais graves, conforme dados do relatório da Divisão de Segurança da instituição. O último ocorreu no dia 12, nas proximidades do estacionamento da Faculdade de Tecnologia, e deixou quatro estudantes feridos. Em todo o ano passado, foram registradas 32 ocorrências.
Educação e Fiscalização
A preocupação com o trânsito na Ufam também é o destaque de um projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Procomun) e dividido em três eixos: Educação, Engenharia e Fiscalização. A minuta do projeto foi apresentada durante encontro promovido pelo Movimento Educar para a Cidadania, na sede da ADUA, e que contou com a participação de agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans).
Dentre as ações previstas estão o cadastro para uso de vagas para idosos e deficientes nos estacionamentos, etapa já em andamento, e formação de multiplicadores sobre educação no trânsito, ainda em estudo pelo Manaustrans. A parceria entre o Instituto e a Ufam deverá ser firmada por meio de Convênio. Após isso, será possível que se realize fiscalização na área do Campus, tanto nos estacionamentos quanto na estrada.
De acordo com o prefeito do Campus, professor Atlas Bacelar, o maior causador de acidentes é o excesso de velocidade. Por esse motivo, a Ufam tem investido em campanhas educativas, como a exposição de outdoor que informa o limite de velocidade (40 Km/h) e camisas com mensagens sobre o tema sorteadas aos estudantes no início do semestre letivo de 2014.
* Com edição da ADUA
Fonte: Ufam |