Com o tema “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política”, a 18ª Edição do Acampamento Terra Livre (ATL) será realizada de 4 a 14 de abril, em Brasília (DF). Os povos indígenas organizam a atividade para marcar a luta pelos direitos constitucionais, tradições e cultura, e dar início ao “Abril Indígena”. O ATL retorna ao formato presencial após dois anos sendo realizado remotamente em razão da pandemia da covid-19.
“Partimos da luta nos territórios virtuais e locais de atuação política e social, baseados na nossa sabedoria ancestral, no cuidado com o povo e com o território brasileiro para dizer: ‘a política será território indígena sim!’. Nosso intuito é promover o bem viver, reflorestar mentes e aldear a política. Uma forma conjunta e democrática de decidir e conduzir futuros”, afirmou a Coordenação Executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) em nota.
A mobilização buscará denunciar a agenda anti-indígena do governo de Jair Bolsonaro. “Há uma tentativa incessante de aplicação de projetos de morte contra nossos territórios e vidas”, afirma a Apib, que aponta a necessidade da derrubada dos Projetos de Leis (PLs) n. 191/2020, que permite a mineração em Terras Indígenas (TIs); n. 490/2007, que representa o fim das demarcações de TIs; n. 6.299/2002, que facilita o uso de agrotóxicos; n. 2.633/2020 e do n. 510/2021, que “legalizam” a grilagem, e do n. 3.729/2004, que afrouxa o licenciamento ambiental.
É feito o alerta também para a retomada do julgamento do Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal (STF), o que deve ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
Com esses projetos em execução, as consequências serão irreparáveis, como o aumento da exploração em larga escala de mineração, da implantação de mais hidrelétricas e invasões de terras. A devastação das florestas, a contaminação dos rios com resíduos tóxicos e a proliferação de doenças entre indígenas e ribeirinhos também são outros impactos que já ocorrem e devem ser agravados com a aprovação desses PLs.
Apoio
Para contribuir com a organização do ATL 2022, é possível realizar doações no endereço https://doa.re/terralivre.
A programação completa está sendo construída e será divulgada em breve. “Nossa luta é pela terra, pela vida, pelos nossos bens naturais e pela soberania do povo brasileiro!”, conclama a Apib.
Fonte: ADUA com informações da Apib
|