O “reajuste salarial emergencial de 19,99%”, reivindicado pelos(as) Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs), foi o tema discutido no episódio de março do podcast do ANDES em Luta, no serviço de streaming Spotify. O debate explica sobre as expectativas de uma greve geral do serviço público e a necessidade da unidade dos(as) trabalhadores(as).
O assunto foi discutido pelo 1ª tesoureiro do ANDES-SN, Amauri Fragoso; a diretora da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Laura Gusmão, e o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Fábio Faiad.
A luta por reajuste salarial, liderada por entidades representativas dos(as) SPFs, começou a tomar forma, em dezembro de 2021, após informações de que o presidente da república, Jair Bolsonaro, iria favorecer apenas policias federais, base de apoio do governo. No Orçamento de 2022, há uma reserva de R$ 1,7 bilhão para reajuste salarial do funcionalismo público.
Fonte: com informações do ANDES-SN e Portal Terra
|