Representantes de várias entidades do setor da educação e da sociedade civil vão participar, nos dias 25 e 26 de julho, do Encontro Nacional de Educação (ENE) – Etapa Estadual Amazonas, no auditório da sede do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), no Centro. A edição local é um preparatório para a versão nacional do evento, que será realizada de 8 a 10 de agosto, no Rio de Janeiro.
De acordo com a comissão organizadora da etapa local, o encontro será focado em três eixos dos sete que serão tratados nacionalmente: ‘financiamento da educação pública’, ‘democratização da educação’ e ‘acesso e permanência’. “Queremos discutir de forma mais aprofundada apenas esses três temas, a fim de levantar subsídios mais consistentes para o encontro nacional”, disse a 1ª secretária da Adua, Ana Lúcia Gomes.
Integram a comissão também representantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica no Amazonas (Sinasefe-AM), Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (Anel), da Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) e do Movimento Educadores em Luta.
Programação
A abertura do evento será nesta sexta-feira (25), às 19h, com a palestra “Análise Crítica dos PNEs no Contexto da Crise da Educação”, que será proferida pela professora Ângela Siqueira, da Universidade Federal Fluminense.
Já no sábado (27), a partir das 9h, haverá formação de Grupos de Trabalho para a discussão dos eixos propostos para o encontro local. As contribuições sobre cada um deles serão expostas e debatidas na Plenária de Debates, às 14h. O encerramento do encontro está marcado para as 18h. O resultado da etapa local será apresentado na edição nacional do evento.
Os universitários interessados em obter comprovante de participação para complementação de horas devem fazer inscrição prévia por meio do e-mail enemanaus1@gmail.com, até o dia 24. Os demais não necessitam efetuar inscrição. O evento é aberto ao público em geral.
Nacional
No ENE, entram em pauta ainda os temas ‘passe livre e transporte público’, ‘privatização e mercantilização da educação: das creches à pós-graduação’, ‘precarização das atividades dos trabalhadores da educação’ e ‘avaliação meritocrática na educação’.
O Encontro é independente da agenda das esferas oficiais e se apresenta como um contraponto ao projeto contido no recém aprovado Plano Nacional de Educação e à Conferência Nacional de Educação (Conae), inicialmente prevista para o começo de 2014, mas adiada pelo governo.
Idealizado pelo Comitê Nacional da Campanha “10% do PIB para a Educação Pública, Já!”, a organização do encontro reúne entidades da educação e movimento sociais.
Fonte: Adua |