Nesta quarta-feira (9), os Servidores e as Servidoras Públicos(as) Federais (SPF), organizados(as) em categoria, lançam o Comando de Mobilização e Construção da Greve. A transmissão da atividade será feita às 18h (horário de Brasília) pelos canais no YouTube dos fóruns das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), e do ANDES-SN.
A mobilização faz parte da agenda de lutas aprovada em Plenárias Nacional dos(as) SPFs para pressionar o governo federal a negociar com a categoria. Caso não haja diálogo, uma greve geral do funcionalismo público federal deve ser deflagrada a partir de 23 de março.
Reajuste, já!
Desde janeiro as entidades representativas dos(as) SPFs tentam abrir diálogo com o governo federal. Há quase dois meses foi protocolado no Ministério da Economia um documento reivindicando reajuste salarial emergencial de 19,99%, o arquivamento da PEC 32 (Reforma Administrativa) e a revogação do Teto dos Gastos (Emenda Constitucional 95/2016).
As trabalhadoras e os trabalhadores do serviço público federal estão sem reajuste salarial desde 2017, e amargam perdas salariais desde 2011, acumulando uma defasagem nos salários de, ao menos, 49,28%. O índice de 19,99% de reajuste salarial se refere apenas ao déficit da inflação dos três primeiros anos do governo de Jair Bolsonaro.
Na segunda-feira (7), o ANDES-SN divulgou um vídeo com representantes da diretoria nacional comentando a importância da mobilização em defesa do funcionalismo público.
O 1º vice-presidente do ANDES-SN, Milton Pinheiro, convocou a categoria para lutar contra o arrocho salarial e os demais ataques de Bolsonaro contra a classe trabalhadora. “Agora em março, estaremos em diversas manifestações, em assembleias por todo o país e numa greve, de um dia de paralisação. E a partir do dia 23, em grande movimentação por uma greve por tempo indeterminado. A luta é em defesa do serviço público e nós do ANDES estamos nesse movimento, nessa defesa, e convocamos a todos professores e professoras”.
Calendário para a Jornada de Lutas da Campanha Salarial
09/03 – Lançamento do Comando Nacional de construção da Greve (atividade virtual); início das rodadas de assembleias para instalação dos Comitês Locais de Construção de Greve e votação do dia de paralisação no dia 16 de março;
16/03 – Dia Nacional de Mobilização, paralisações e manifestações em todo Brasil, com ato em Brasília e nos estados;
18/03 – Rodada de assembleias para apreciar a deflagração da greve para 23 de março;
21/03 – Reunião do Setor das Federais do ANDES-SN;
23/03 - Indicativo para o início da Greve Geral por Tempo Indeterminado, respeitando a especificidades de cada entidade;
1º/04 – Ato em Porto Alegre (RS) pelas Liberdades democráticas e em defesa dos serviços públicos.
Fonte: ADUA com informações do ANDES-SN
Leia Também:
Docentes das Ifes públicas aderem à construção da greve geral do funcionalismo público
|