A live "Protagonismo das Mulheres Indígenas frente às suas organizações indígenas", transmitida nesta segunda-feira (7), faz parte da programação da I Marcha das Mulheres Indígenas do Amazonas. A atividade irá ocorrer às 19h, pelo canal do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI) no YouTube. O movimento realizará, na terça (8), rodas de conversas e passeata.
Com tema “Mulheres Indígenas do Amazonas reescrevendo sua história”, a primeira edição da Marcha integra a agenda em defesa dos direitos das mulheres, neste mês de março. O objetivo é unificar as pautas de luta e fortalecer o protagonismo dos povos indígenas.
Nesta terça, a programação será presencial. As atividades irão ocorrer no auditório da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA), na Avenida Djalma Batista, 2470, no Anexo da Cidade dos Carros.
Das 8h às 11h, serão realizadas rodas de conversas abordando temas como território, racismo, violação de direitos e presença da mulher indígena na política. Às 13h, haverá plenária com apresentação e aprovação da Carta das Mulheres Indígenas aos governos municipal, estadual e federal. Às 15h, será dado início a uma passeata que seguirá pelas avenidas Djalma Batista e Mario Ypiranga em direção à Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, no bairro Parque 10. NO local, as e os participantes da caminhada irão fortalecer o ato do Fórum Permanente das Mulheres de Manaus.
A mobilização é organizada pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime), Rede de Mulheres Indígenas do Estado do Amazonas (MAKIRA E'TA), Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas (Foreeia), Associação das Mulheres Indígenas Sateré Mawé (Amism), entre outras entidades que atuam em defesa dos povos indígenas.
Programação
07 – MARÇO
19h – Live “Protagonismo das Mulheres Indígenas frente às suas organizações indígenas”, canal do FNEEI no YouTube
08 – MARÇO
8h: Roda de Conversa 1 – Território em luta: luta e resistência das mulheres indígenas.
Mediadora: Marcivana Sateré
10h: Roda de conversa 2 – Racismo e violações dos direitos da mulher indígena.
Mediadora: Socorro Baniwa
11h: Roda de conversa 3 – O direito legal e de incidência Política da Mulher Indígena.
Mediadora: Alva Rosa Tukano
13h: Apresentação e aprovação da Carta das Mulheres Indígenas ao Governo Municipal, Estadual e Federal pela Plenária
15h: I Marcha das Mulheres Indígenas do Amazonas
Originárias
A Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) também realizará mobilização neste 8 de março, com o tema “Indígena: as primeiras Brasileiras, vozes da ancestralidade”. A transmissão será ao vivo, a partir das 14h30, pelas redes sociais da Mídia Índia, Anmiga e Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). A programação contempla a retrospectiva de 1 ano da Anmiga, mostrando a consolidação da frente como representação da rede de mulheres indígenas.
Fontes: ADUA com informações da Coaib, Foreeia e Anmiga
Leia também:
AM participa das manifestações pelo 8 de março
|