Em continuidade a construção da Greve Geral do Funcionalismo Público, será realizada, nesta quarta-feira (23), a Plenária Nacional das Entidades do Serviço Público Federal. O encontro virtual irá ocorrer às 17h (horário de Manaus), e é organizado pelos fóruns das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).
Para participar da Plenária, as entidades devem se inscrever por meio de formulário eletrônico. Cada entidade poderá ter até 10 representantes.
Os Servidores(as) Públicos(as) Federais (SPFs) estão desde o início deste ano em construção da unidade em defesa dos serviços públicos e da reposição salarial de 19,99%, referente às perdas com a inflação do período dos três primeiros anos do governo de Jair Bolsonaro. Além do índice inflacionário, os e as docentes acumulam perdas históricas e continuarão em luta para recuperá-las. Assista o vídeo explicativo aqui.
“São cinco anos de salários congelados, sem recomposição. Exigimos respeito e diálogo! Somos trabalhadores e trabalhadoras, carregamos os serviços públicos nas costas, cumprimos um papel fundamental no combate à pandemia. Somos pais e mães de família e estamos vendo nossos salários sendo corroídos pela inflação”, afirmou o ANDES-SN.
No dia 18 de fevereiro completou-se um mês do protocolo do documento com as principais reivindicações da categoria. Mas, o governo federal mantém as portas fechadas para as negociações.
O ANDES-SN – o qual a ADUA integra – tem participado ativamente da organização da construção da greve que, além da recomposição salarial, também inclui na pauta a derrubada da Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e a revogação da Emenda Constitucional n. 95 (Teto dos Gastos).
Fontes: ADUA com informações do ANDES-SN, Fonasefe e Fonacate
Leia também:
Docentes sindicalizados(as) à ADUA aprovam adesão à construção da Greve Nacional dos(as) SPFs
|