“Do golpe à PEC 32 – a trajetória do Poder Judiciário na perda de direitos da classe trabalhadora” será tema de debate virtual na quarta-feira (23), às 17h (horário de Manaus). A atividade faz parte da programação do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) e será transmitida ao vivo pelos canais no YouTube do Fórum e do Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal (Sisejufe).
A discussão abordará até que ponto o Judiciário é conivente com as diversas reformas aprovadas pelo governo federal que retiram direitos da população, principalmente da classe trabalhadora, como as Reformas Trabalhista e Previdenciária, as que facilitam as privatizações e a Administrativa (PEC 32/2020), que está em curso.
A luta sindical, com destaque para a atuação do funcionalismo público que tem continuamente denunciado os desmontes provocados governo federal, também será colocada em pauta. Outro ponto a ser discutido será a omissão do Judiciário em relação ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, classificado recentemente como um golpe de Estado, pelo ministro do Supremo Tribual Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
Estão convidados e convidadas para o painel virtual, a coordenadora da Fenajufe, Lucena Pacheco Martins, o presidente do Sindiquinze, Ivan Bagini, o diretor do Sindjus-RS Fabiano Marranghello Zalazar, o diretor do Sintrajufe-RS, José Oliveira, e o representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Fabrício Loguércio. A conversa será mediada pela diretora do Sisejufe, Soraia Marca.
Fórum
O FSMJD é um movimento de resistência, de denúncia, de criação e de luta para a transformação de sistemas de justiça, sendo parte integrante do Fórum Social Mundial (FSM). Neste ano, o encontro ocorrerá de 26 a 30 de abril, em Porto Alegre (RS). As inscrições podem ser feitas aqui.
Até abril, diversas atividades preparatórias serão realizadas com a participação dos mais de 150 movimentos e organizações que integram o coletivo.
Fonte: ADUA com informações do Sisejufe e FSMJD.
|