Estudantes do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em Parintins, fizeram um protesto na última quarta-feira (4), no aeroporto Júlio Belém, durante a chegada da reitora da instituição, professora Márcia Perales. Acadêmicos do curso de Artes Visuais cobraram o cumprimento de promessas de campanhas, feitas em 2009, no primeiro mandato da gestora.
Com cartazes e faixas de até 10m de comprimento, os estudantes ironizaram os problemas infraestruturais pelos quais passam. “Nós estamos questionando, estamos fazendo algumas cobranças, principalmente sobre nosso prédio de artes que foi prometido em época de campanha para a reitoria. Então, ela prometeu que o prédio seria prioridade e até a gora a promessa não foi cumprida”, afirmou a estudante de Artes Visuais, Sandra Vasconcelos.
Segundo o presidente do Centro Acadêmico de Artes Visuais, Thompson Fábio, o curso sofre com o déficit de professores e carência de laboratórios.
Ele afirma que essas reivindicações são feitas há vários anos e que aproveitaram a oportunidade da presença da gestora no ICSEZ, em virtude da cerimônia de colação de grau de estudantes de quatro cursos do Instituto, para cobrar providências. “É a possibilidade que a gente tem de se manifestar de forma legítima. Nós temos representantes, temos voz e vez”, disse.
A reportagem entrou em contato com Reitoria da Ufam, por meio da Assessoria de Comunicação, para obter esclarecimentos sobre o episódio e ainda a respeito do que está previsto, em termos infraestruturais e recursos humanos, para o ICSEZ, mas não obteve retorno.
* Com informações do Parintins 24h
Fotos: Eldiney Alcantara - Rádio Alvorada
Fonte: ADUA |