O ANDES-SN e uma série de outras entidades do funcionalismo público participaram, nesta quarta-feira (2), das manifestações, em Brasília (DF), pela reposição salarial de 19,99% para a categoria. O índice corresponde a perda salarial causada pela inflação nos últimos cinco anos.
Os e As manifestantes reivindicam também melhores condições de trabalho; a derrubada da Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e a revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto dos Gastos), aprovada em 2017 no governo de Michel Temer e que limita investimentos em áreas como Saúde e Educação.
Os servidores e as servidoras se concentraram, pela manhã, no Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios, e de lá marcharam até a Praça dos Três Poderes, onde foi realizado um ato com faixas e balões.
Às 15h de quarta, as entidades realizaram ainda uma coletiva de imprensa para falar sobre o calendário de lutas. As manifestações foram transmitidas pelo canal do ANDES-SN no YouTube.
A mobilização é mais uma atividade rumo à Greve Nacional do Serviço Público. Na plenária da categoria, realizada no dia 27, com representações de todo o país, foi indicado o dia 9 de março para o início de uma paralisação por tempo indeterminado.
Fotos: André Luis/ANDES-SN
Fontes: Fonasefe, CSP-Conlutas e ANDES-SN
|