O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realizará Plenária Nacional dos Servidores e Servidoras Federais nesta quinta-feira (27), a partir das 10h (horário de Brasília) para discutir a campanha nacional pelo reajuste salarial.
As inscrições para a reunião virtual devem ser feitas por meio do formulário eletrônico: https://forms.gle/ZyYq9r6MzY1qsZ4p8. O link para participação será enviado para os e-mails cadastrados.
A convocação da entidade objetiva fortalecer a campanha de pressão ao governo federal para conceder o reajuste que é devido ao serviço público. A categoria está sem reajuste desde 2017 e com perdas salariais desde 2011, acumulando uma defasagem de 49,28% nos salários.
No Orçamento para 2022, publicado nesta segunda-feira (24), é preservado um valor de R$ 1,7 bilhão para reajuste no salário de servidores(as) públicos(as) federais, porém sem definição de qual categoria será contemplada, necessitando assim de elaboração de um projeto de lei que deve ser enviado ao Congresso, especificando a destinação do referido valor.
Em 2021, o presidente Jair Bolsonaro chegou a anunciar que o reajuste salarial seria apenas para as carreiras policiais, o que serviu de estopim para o início das mobilizações conjuntas da categoria do funcionalismo público federal para exigir que seja feita a devida reposição salarial.
A luta dos servidores e servidoras reivindica não só a reposição salarial, mas também melhores condições de trabalho, a revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto dos Gastos), investimentos da educação e a defesa do funcionalismo público, somando forças à luta contra a Reforma Administrativa (PEC 32).
Reajuste Já!
Fontes: ADUA com informações do Fonasefe
Leia também:
Orçamento 2022: Bolsonaro veta recursos para ensino e pesquisa
ANDES-SN participa de jornada de lutas rumo à greve geral
Paralisação nacional mobiliza defesa do serviço público
|