O ANDES-SN encaminhou os relatórios das reuniões do Pleno do GT de Política e Formação Sindical (GTPFS) e Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSS/A), realizadas em dezembro do ano passado, no formato virtual, pela plataforma Zoom. Confira as principais informações e acesse os relatórios completos.
GTPFS
A reunião do Pleno do GT de Política e Formação Sindical (GTPFS) foi realizada na tarde do dia 15 de dezembro de 2021.
Foram repassados os informes do Sindicato Nacional, com ênfase nas 14 semanas de lutas contra a Reforma Administrativa (PEC 32), em Brasília, a qual teve participação de cerca de 89 professores e professoras de todo o Brasil. Também houve destaque para a Semana em Defesa da Educação Pública, realizada entre os dias 06 a 10 de dezembro de 2021. Ressaltou-se que a conjuntura imposta pela pandemia acarretou muitas dificuldades para o cumprimento de algumas deliberações do 39º Congresso do ANDES-SN.
Sobre a conjuntura do Brasil, entre outros tópicos, foram debatidos os seguintes temas: o ataque às periferias e a população negra e pobre; o golpe por dentro das instituições; a destruição da Política de Assistência Social e a necessidade de um estudo empírico das condições da universidade para o retorno gradual do ensino presencial.
Foram tratados temas relacionados ao 40º Congresso do ANDES-SN e Processos Eleitorais do ANDES-SN. Ressaltou-se a necessidade de intensificação da luta contra a reforma administrativa nos âmbitos nacional, estadual e municipal e da luta a favor das liberdades democráticas, mantendo a bandeira pelo Fora Bolsonaro. Leia o relatório completo da reunião na Circular nº 018/2022.
GTSS
A reunião do Pleno do GT de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSS/A) foi realizada no dia 11 de dezembro de 2021. Além dos informes, foram apresentados os Textos de Resoluções (TRs) aprovados no 39º Congresso do ANDES-SN (2020) e CONADs Extraordinários (2020 e 2021). Também foi feito o debate sobre os temas do GTSSA para compor o Caderno de Textos do 40º Congresso do ANDES-SN, tendo como eixos: Saúde e os Assuntos de Aposentadoria; Formação sobre saúde docente; EBSERH e a militarização dos cargos do serviço público federal, e a Ebserh e o processo de precarização do trabalho. Acesse o relatório completo na Circular nº 014/2022.
Leia também:
ANDES-SN divulga relatórios de reuniões de Grupos de Trabalho
Paralisação nacional mobiliza defesa do serviço público
|