Esta quarta-feira (28) será marcada, em todo o Brasil, pelo Dia Nacional de Mobilização dos docentes das universidades estaduais e municipais. O mês de maio é o escolhido para a intensificação das mobilizações, pois compreende o período em que os chefes dos poderes Executivos estaduais e municipais devem encaminhar aos Legislativos a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano subsequente.
Nesse ano, as seções sindicais deverão realizar panfletagem nos pórticos das universidades, debates, audiências públicas, paralisações e visitas às Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.
Já as estaduais paulistas estão em outro nível de mobilização, devido à enorme crise financeira pela qual passam a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). As três universidades vivem, desde a manhã de terça-feira (27), uma greve geral de professores, técnico-administrativos em educação e estudantes, contra o arrocho salarial e o corte de verbas que o governo paulista e as reitorias querem impor à educação pública.
Fonte: ANDES-SN |